1971
1971 – Ato de Constituição da Cooperativa
A Cooperativa nasceu de um contexto de transformações nos sistemas de saúde público e privado nos anos 1970, que se mostravam incompatíveis com as expectativas de uma prática liberal da medicina. A proliferação das medicinas de grupo, sistema que transformava o médico em um profissional assalariado, levou um grupo de médicos a reagir e fundar a Cooperativa, um empreendimento em defesa de um modo de trabalho: o médico em seu consultório, a liberdade de escolha dos clientes e remuneração digna. Na noite de 1º de abril de 1971, o grupo de 152 médicos se reuniram na Associação Médica de Minas Gerais para fundar a Mediminas, como então era chamada a Unimed-BH.
1971 – Matrícula dos cooperados
O movimento de criação da Mediminas foi desenvolvido no seio da Associação Médica de Minas Gerais. A criação de uma Cooperativa de trabalho médico não era algo familiar aos médicos, acostumados com o atendimento particular e com aquele oferecido gratuitamente aos indigentes, em instituições como a Santa Casa de Misericórdia. Para que o movimento tivesse a adesão da categoria médica foi necessário contar com a participação de alguns dos baluartes da medicina mineira, que emprestaram ao projeto o seu prestígio pessoal e profissional. Graças a esses pioneiros, a Cooperativa pôde enfrentar as dificuldades iniciais e se desenvolver, sendo onde reconhecida por sua solidez. Na foto, vemos inscrição de cooperado fundador, no dia 1° de abril de 1971. Na imagem, o primeiro livro de matrícula dos cooperados, com os médicos inscritos no dia da fundação, em 01-04-1971
1971 – 1º Conselho de Administração
A Cooperativa aprovou seu Estatuto Social e foi eleito o primeiro Conselho de Administração, liderado por Lucas Vianna Machado, na presidência, e Elmo Perez dos Santos, na superintendência. Completavam a formação do Conselho os tesoureiros Benedito Afonso Rodrigues e Paulo Uchôa Costa e o secretário José Teubner Ferreira. Na foto estão presentes também o assessor jurídico Arthur Pereira de Matos Paixão, a assessora administrativa Célia Camargo Dias Paulo e do relações públicas Antônio da Cunha Pereira. Também foi criada uma Comissão de Ética, com cinco membros efetivos e cinco suplentes, e o Conselho Fiscal, com três membros efetivos e três suplentes. A Mediminas deveria, ainda, promover a educação cooperativista dos associados e colaborar com a expansão do cooperativismo e com a modernização de suas técnicas.
1971 – Primeiro anúncio da Mediminas no Jornal da AMMG
A Mediminas passou a anunciar sua nova proposta de assistência à saúde da população de Belo Horizonte. O anúncio publicado no Jornal da AMMG, ainda em 1971, é um exemplo do apelo bem-humorado para a criação de uma “nova sistemática assistencial” e reforçava a ideia de livre escolha por parte do cliente. As ações de propaganda ainda eram isoladas, mas demonstravam que a marca descobriu, ainda cedo, a importância da comunicação com o mercado. Algo que também contribuiu para a divulgação da Cooperativa foi o empenho de seus fundadores e dirigentes em anunciá-la. Presidente da Mediminas entre 1971 e 1974, Dr. Lucas Vianna Machado costuma comparar o seu papel ao de um “garoto–propaganda”, visitando empresas e percorrendo o estado para apresentar aquele novo modelo de assistência médica.
1972
1972
1ª Sede Administrativa alugada localizada na Rua da Bahia n° 1900. Em 1975 Mediminas se tornaria Unimed-BH.
A Cooperativa funcionou temporariamente no interior da Associação Médica de Minas Gerais, mas, em poucos meses já contava com importantes clientes no portfólio e pode dar um passo além. Em dezembro de 1971, a Cooperativa alugou uma casa na Rua da Bahia, 1900, que veio a se tornar sua primeira sede. A Unimed-BH funcionou nesta casa até adquirir imóvel próprio. Em 1977, a Unimed-BH adquiriu com recursos próprios, imóvel. a Rua Rio de Janeiro, 1848, para funcionamento de sua sede. Com essa medida, a Unimed-BH consolida seu patrimônio e evita descapitalização. No ano seguinte, já consolidada no mercado, a Unimed – BH adquiriu uma nova sede, mais ampla, à Rua Maranhão, 622. O pagamento foi realizado com dinheiro da venda do imóvel da Rua Rio de Janeiro, empréstimos, e também do Fundo de Provisão para Perdas.
Assinatura de contrato com Banco Credireal – um dos primeiros contratos corporativos
(2° à esquerda Dr. Paixão Carneiro e 4° à esquerda Dr. Chico Neves)
Mesmo oferecendo os planos individuais e familiares, num primeiro momento houve consenso sobre focar no segmento empresarial. Era a forma mais prática de, em apenas um contrato, agregar vários clientes – ou vidas. Partia-se do princípio de que funcionários de grandes empresas teriam uma boa saúde geral. Essa premissa implicaria na redução do grau de utilização dos planos. Naquele período, essa era uma necessidade imperiosa para capitalizar a Mediminas. Em 1972, um dos contratos assinados pela Mediminas foi com o Banco Credireal.
1973
1973
MEDIMINAS BH, Catálogo Médico da Mediminas.
Os primeiros anos da Mediminas não foram fáceis. A categoria médica mineira não aderiu de imediato ao projeto da cooperativa, com muitos médicos, inclusive, fazendo oposição à proposta. Alguns achavam que a Mediminas poderia interferir nos resultados de suas clínicas particulares, outros achavam que os valores pagos pelas consultas e procedimentos eram baixos demais e não estavam dispostos a trabalhar por uma causa que pouco conheciam. Como o capital inicial da empresa era formado principalmente pelo montante das cotas patrimoniais pagas pelos cooperados, o baixo grau de adesão comprometia a estabilidade financeira da Mediminas, que ainda carecia de uma estrutura técnico-administrativa adequada. Houve aumento da burocracia e da insatisfação de clientes, parceiros e cooperados. Diante desse quadro, cerca de três anos após sua fundação, a Mediminas estava à beira do colapso. Foi necessário persistência e esforço por parte dos cooperados para não desistir do projeto e desenvolveram atrativos para os clientes. Na foto, a capa dos primeiros guias médicos, que cabiam na palma da mão.
MEDIMINAS – Logomarca Mediminas – Sociedade Cooperativa Regional de Belo Horizonte para prestação de serviços médicos e hospitatares LTDA.
A Cooperativa, cuja logomarca já era conhecida à época, precisou que um grupo de cooperados engajados com a causa atuasse em seu favor, para que nao houvesse o encerramento das atividades. Para discutir a crítica situação da Cooperativa, foi convocada uma assembleia para 29 de maio de 1974. No encontro, chegou-se ao consenso de que a melhor alternativa era seguir em frente. Foi eleita uma nova diretoria: Nilo Marciano de Oliveira, presidente, e Palmyos Paixao Carneiro, superintendente. Os dois foram os mais incisivos e apaixonados defensores da Mediminas durante aquela assembleia decisiva.
1975
1975 – Livro de Ata da Assembléia de 14 de outubro de 1975 com o detalhe forjado a mão do símbolo da Unimed-BH
Em novembro de 1975, as cooperativas de trabalho médico Unimed – cuja pioneira foi a Unimed formada em Santos, em 1967 – se reuniram em torno da Confederação, a Unimed do Brasil, dando um passo fundamental para unificar a imagem e a marca, promovendo a troca de experiências e, principalmente, operacionalizando os planos de saúde em escala nacional. Esse movimento de consolidação da Unimed coincidiu com a fase de reestruturação da Mediminas, tornando inquestionável a pertinência de integrá-la ao Sistema. Assim, quatro anos depois de sua criação, a Mediminas passou a atuar como Unimed Belo Horizonte: a Unimed-BH. Na assembleia realizada em 14 de outubro de 1975, foi aprovada a modificação estatutária que oficializou a nova razão social. Na foto, há o registro da mudança do nome Mediminas para Unimed-BH e a nova marca desenhada a mão no livro de registros.
1987
1987
Investimento em comunicação intensificado na década de 1980
Anúncio da revista Veja 29 de Abril de 1987
A Unimed-BH passou a investir de forma sistemática em ações de marketing a partir de 1985. Uma campanha publicitária na televisão e na mídia impressa comunicava os benefícios e os diferenciais da Cooperativa, contribuindo para elevar as vendas. Naquele ano, seriam 133 novos contratos coletivos e mais de 3,5 mil planos individuais. As dificuldades conjunturais, entre 1990 e 1992, fizeram a Unimed-BH focar no mercado de planos individuais e familiares e no de pequenas e médias empresas. Com a concorrência mais agressiva na cidade e o desempenho de vendas oscilante, o investimento em publicidade passou a ser visto como fundamental. Aproveitando o mote dos 20 anos da Cooperativa, foi lançada uma nova campanha em veículos de circulação local e nacional. Ainda naquela época, pelo menos dois slogans seriam consagrados pelos anúncios da Unimed-BH: “Sua saúde em boas mãos” e “Não faça planos sem ela”.
1992
1992
Primeira Unidade Médica Móvel adquirida em 1992.
A Unidade Médica Móvel foi uma estratégia para ampliar a divulgação da Unimed-BH sem ter um custo elevado. A Unimed-BH oferecia postos médicos em eventos públicos em troca da publicidade institucional e do espaço para promoções. A Unidade Médica Móvel era constituída por um veículo ocupado com dois consultórios modernos e uma série de equipamentos de urgência e emergência. A Assessoria de Comunicação Social desenvolveu uma programação visual de grande impacto, que transformou o veículo em um outdoor ambulante. As dificuldades conjunturais do país exigiam opções diferenciadas de divulgação para fortalecimento da marca.
Esqueleto do prédio da sede da Francisco Sales, símbolo da Consolidação da Cooperativa.
Em 16 de março de 1990, o governo Collor surpreendeu os brasileiros com o anúncio de mais um plano para a estabilização da economia. Desta vez, com uma medida extrema: o congelamento dos depósitos em contas-correntes, poupanças e investimentos. O confisco, como o choque ficou conhecido, duraria 18 meses e atingiu severamente a Cooperativa, obrigando a renegociação de milhares de contratos com os clientes para assegurar a continuidade da operação. Entretanto, a liberação dos recursos corrigidos, permitiu à Cooperativa iniciar um importante investimento a partir de julho de 1992 – a construção da atual sede, viabilizada ainda com a venda do imóvel da Rua Maranhão. Erguido em estrutura metálica, o novo prédio foi inaugurado em 24 de março de 1994.
1993
1993
Diretoria recebe o Grupo Pato Fu patrocinado nacionalmente pela Unimed-BH para estrelar em Campanha Publicitária.
Em 1992, a cena musical de Belo Horizonte foi apresentada a uma nova banda de rock alternativo. E já no ano seguinte o Patu Fu gravava o seu disco de estreia pelo selo mineiro Cogumelo Records. O título “Rotomusic de Liquidificapum” é quase tão inusitado quanto a sonoridade do grupo. Mas uma faixa em especial chamou a atenção e logo cairia no gosto dos belo-horizontinos. Em “O processo de criação vai de 10 até 100 mil”, o refrão irreverente mencionava a Unimed – uma sutil evidência de que, em pouco mais de vinte anos, a marca já se tornava referência no cotidiano da cidade. A Cooperativa decidiu, então, convidar o Pato Fu para estrelar uma campanha publicitária e patrocinou o lançamento nacional da banda em Belo Horizonte. O sucesso surpreendente ainda faria da música o primeiro videoclipe do Pato Fu. Na foto, Fernanda Takai e John Ulhoa com a Diretoria.
1996
1996
UNIMED-BH, MÚSICA AO PÉ DAS ÁRVORES – Investimento em Cultura – Programa Música ao Pé das Árvores com Chico Neves no palco.
A Unimed-BH, desde a década de 1990 já tinha como um de seus interesses o investimento em cultura em Belo Horizonte. Um dos projetos de maior repercussão popular nesse período seria o “Música ao Pé das Árvores”. De 1994 a 1999, as terças-feiras de março a novembro eram reservadas para apresentações musicais sob as árvores centenárias da Av. Bernardo Monteiro, na região hospitalar de Belo Horizonte. Estima-se que os shows tenham atraído mais de 600 mil espectadores apenas nos três primeiros anos. Criado para estimular as grandes orquestras e bandas, o projeto tornou-se parte do calendário da cidade, eleito o seu melhor evento turístico-cultural em 1995.
Chico Neves presidente da Unimed-BH 1978-1998 recebendo o prêmio Top of Mind.
Desde 1994, a Unimed é a marca Top of Mind em planos de saúde, segundo pesquisa anual também feita pelo Instituto Datafolha. A força da marca é tão expressiva, que é considerada a 23ª mais valiosa do Brasil, na avaliação da consultoria internacional BrandFinance. Além da premiação nacional, o Top of Mind regional é concedido à Unimed-BH desde a primeira edição do prêmio, em 1995. Na foto, o ex-presidente, Dr. Francisco José Neves, com o prêmio recebido pela Unimed-BH em 1996.
1998
1998
Apuração das eleições para a Diretoria em 1998. Após vinte anos consecutivos sob a liderança do Dr. Francisco Neves, a Unimed-BH passa por processo eleitoral.
Desde 1978, a Cooperativa tinha à frente o grupo ligado ao médico Francisco José Neves, reeleito sucessivamente para o cargo de presidente. Durante sua gestão, a carteira de clientes saltou de 40 mil para mais de 300 mil vidas, em 1996. E o mais importante: a marca Unimed havia se tornado uma das principais referências do setor médico mineiro. Ainda assim, cresciam os questionamentos por mais participação do conjunto dos cooperados nas tomadas de decisão e pela adoção de práticas de gestão mais eficientes, alinhadas à nova realidade econômica e setorial. Ao se aproximar o fim da década de 1990, a maioria dos cooperados entendia que uma fase de transformações era necessária. O ponto de inflexão que demarcou o início de outra etapa na evolução da Unimed-BH veio em 31 de março de 1998. Pela primeira vez na história da Cooperativa, o processo eleitoral para escolha da Diretoria seria marcado pela disputa entre duas chapas. Na foto, observa-se a apuração dos votos, no auditório do Sesiminas, que consagraria a chapa “Unimed-BH Solidária” como vencedora, com 70% dos votos válidos. O médico Emerson Fidelis Campos assume como novo diretor-presidente da Unimed-BH.
2001
2001
Atendimento do Unidisk – foco no atendimento ao cliente desde 2000.
A nova Diretoria que assumiu em 1998 pautou-se na bandeira da mudança, traduzida como modernização e profissionalização. A Unimed deveria reposicionar sua marca e a decisão foi apoiar esse reposicionamento no conceito de soluções em saúde. O desafio era grande. Pesquisas realizadas, à época, pelo Sistema Unimed sugeriam a associação da marca a algo antiquado e burocrático. Uma das ações para afastar essa imagem foi investir no atendimento ao cliente. Uma série de treinamentos e eventos internos procurava consolidar a cultura de excelência no relacionamento, que ficaria conhecida como a “a era do cliente” Uma das decisões de maior impacto foi o lançamento do Unidisk, uma central de atendimento telefônico 24 horas, com ligações gratuitas para informações e autorização de procedimentos, liberando o cliente da exigência de comparecer às unidades. O call center foi instalado no edifício Francisco Sales em 2000. Dois anos depois, a operação foi terceirizada. O Unidisk se consolidou como o mais importante canal de relacionamento com os clientes e, em 2010, foi escolhido o melhor call center de saúde do país.
UNIFÁCIL A UNIMED QUE CABE NO SEU BOLSO.
Anúncio do Campanha Publicitária de lançamento do Unifácil.
A regulamentação dos planos de saúde criou uma nova realidade de mercado a partir de 1999. As operadoras tinham o desafio de tornar os novos produtos mais acessíveis para ganhar clientes. Assim, surgiram, em 2001, os planos Unipart e Unifácil, que implantaram na Unimed-BH conceitos como coparticipação e diferenciação da rede de serviços. O primeiro oferece “saúde com economia na ponta do lápis”. Com o Unifácil, os clientes têm acesso à “Unimed que cabe no seu bolso”. Com um modelo de atenção diferenciado, baseado em uma rede preferencial de serviços de saúde e nas unidades próprias, além da coparticipação, o Unifácil posicionou a Cooperativa em segmentos de mercado em que até então não estava presente. Era o caso de micro e pequenas empresas, níveis operacionais de grandes corporações ou, ainda, os clientes individuais da nova classe média em ascensão.
2002
2002
Contagem dos votos do plebiscito sobre aprovação dos serviços próprios em 2002.
Prevista no Estatuto Social da Unimed-BH, desde 2001, como mais um instrumento de democratizar a tomada de decisão na Cooperativa, a consulta plebiscitária aos cooperados foi aplicada pela primeira vez no ano seguinte. E no curso de um dos debates mais amplos e calorosos Já realizados: a definição da estratégia de serviços próprios. Os cooperados foram convidados para uma intensiva rodada de reuniões no café da manhã e à noite, quando podiam discutir com a Diretoria os fundamentos da proposta. A votação foi realizada ao longo de uma semana por meio de cédulas enviadas pelo correio. A apuração dos votos e o anúncio dos resultados ocorreram no Minascentro, em novembro: 76% dos cooperados votantes disseram “sim” à estratégia de criação dos serviços próprios.
Projeto Caminhar Lagoa da Pampulha. Parceria com Rede Globo Minas há 14 anos.
Com a consolidação de seu novo modelo de gestão, tornava-se imprescindível. para a Unimed-BH apresentar-se também como empresa-cidadã, apoiando causas e desenvolvendo programas relevantes para a sociedade. O posicionamento da Unimed-BH volta-se à saúde e à qualidade de vida e as ações de marketing e patrocínio passaram a realçar esse foco. A Cooperativa costumava apoiar grandes eventos esportivos, oferecendo cobertura médica aos participantes. Aos poucos, passou a focar sua presença nas caminhadas e corridas de rua, uma modalidade acessível a diferentes faixas da população, inserida no cotidiano da cidade e diretamente vinculada à escolha por uma vida saudável. Procurou-se construir parcerias com os meios de comunicação para disseminar informações confiáveis e a cultura da promoção da saúde. Em 2004, por exemplo, a Unimed-BH se associou à Rede Globo Minas para a realização do Projeto Caminhar. Todos os anos, durante alguns fins de semana do verão, as tendas do projeto são instaladas em praças e pistas de caminhada. Profissionais de saúde avaliam e orientam a população sobre nutrição, prática de atividades físicas e prevenção de riscos.
2004
2004
Maternidade Unimed – Unidade Grajaú
Em 14 de janeiro de 2004 foi inaugurado o primeiro hospital da Unimed-BH. A princípio denominado Hospital-dia e Maternidade Unimed-BH, a unidade nasceu após a aprovação da criação dos Serviços Próprios pelos cooperados em consulta plebiscitária realizada em 2002. O imóvel havia sido adquirido de um grupo de cooperados, em estágio adiantado de construção. O projeto original foi totalmente adequado e as obras, concluídas em 15 meses. O novo serviço rapidamente assumiria uma posição de referência na atenção materno-infantil, em especial para as gestações de alto risco, na rede da Unimed-BH. Concebido para funcionar com um modelo de gestão integrado e pautado pela qualidade, ainda no final de 2005, o hospital recebeu a certificação ISO 9001 e foi recomendado para a acreditação hospitalar no nível de excelência, segundo os critérios da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com essas conquistas, a unidade se tornaria uma vitrine para fortalecer a política de qualificação da rede assistencial da Unimed-BH. Em 2013, a unidade passou a ser chamada de Maternidade Unimed – Unidade Grajaú.
2005
2005
Assembleia Geral Ordinária de 2005 que definiu a ampliação do benefício Pró-Família.
Em junho de 2000, os médicos cooperados conquistaram um importante benefício assistencial. Por meio do Programa Pró-Família, a Cooperativa passava a amparar os familiares de cooperados que falecessem. Um fundo constituído com recursos próprios complementava o pagamento da cota-capital do médico até o valor de R$ 100 mil. Cinco anos mais tarde, o benefício foi ampliado em uma assembleia geral marcada por depoimentos veementes de pioneiros da Cooperativa, como Dr. Jairo Carvalhais Câmara e Dr. José de Laurentys Medeiros (foto). O Pró-Família passou a ser pago também, em vida, aos cooperados idosos que desejassem encerrar sua trajetória profissional depois de, pelo menos, 20 anos ininterruptos dedicados à Unimed-BH. Nesse caso, o cooperado recebe 70% do valor de referência do programa. Por sinal, o valor pago foi reajustado: o benefício passava a ser de R$ 100 mil., somado ao pagamento da cota-capital. A partir de 2008, com a criação do plano de previdência complementar, o Pró-Família foi mais uma vez aprimorado para se adequar ao novo benefício, tendo seu valor reajustado progressivamente E segue como a principal proteção para os cooperados mais idosos.
Ópera Turandort.
A Unimed-BH sempre esteve próxima da programação cultural. de Belo Horizonte, patrocinando shows e peças de teatro. Em 2000, a Cooperativa inovou ao lançar o seu Programa de Incentivo à Cultura, pautado na mobilização de pessoas físicas para destinar parte do seu imposto de renda devido ao patrocínio das artes cênicas e da música erudita (na foto, montagem da ópera “Turandort”, em 2005). Os protagonistas do programa são os médicos cooperados. A iniciativa é hoje reconhecida como a maior do gênero no País. A adesão crescente dos médicos levou a Cooperativa a dar um novo passo em 2003, com a criação do Instituto Cidadania Unimed-BH para coordenar o programa e atuar como o seu braço social. Em 2010, buscando identificar ainda mais as ações de caráter social ao negócio da Cooperativa, adotou-se o nome Instituto Unimed-BH.
2008
2008
Processo seletivo público para cooperados ocorrem desde 2001 – Foto de 2008
Além da satisfação dos cooperados, a Unimed-BH conquistava visibilidade no mercado e reconhecimento público, em rankings e premiações que se sucediam com o avanço da sua profissionalização e da participação no mercado de planos de saúde. Esse reconhecimento também partia dos médicos. Se, nos primeiros tempos de Mediminas e da própria Unimed, era preciso convencer os profissionais do benefício da cooperação, passou-se a ser necessário estabelecer critérios objetivos para admitir novos cooperados. Em 2001, a Unimed-BH lançou uma política inovadora no sistema nacional: um processo seletivo público, baseado em provas de conhecimento médico geral e da especialidade, avaliação de títulos e comprovação de tempo de experiência mínima. Esses critérios asseguram, desde então, a transparência e a meritocracia na admissão dos novos cooperados e, de modo especial, vêm contribuindo para preservar o padrão de qualidade na atenção aos clientes.
Lançamento de novos produtos no mercado como o Unipart-Flex em 2008
Entre 2003 e 2012 o país se beneficiou de uma série de fatores que alimentou uma onda de crescimento. A estabilização dos preços permitiu a expansão do crédito. Políticas sociais de transferência de renda e o aumento real próximo de 70% no salário mínimo aqueceram o mercado interno e estimularam investimentos Essas medidas moldaram um ambiente de confiança, com a ampliação dos empregos e da renda. O novo cenário repercutiu na saúde suplementar. Ao final de 2010, mais da metade da população de Belo Horizonte já possuía acesso à rede privada de saúde. A Unimed-BH soube aproveitar essa conjuntura favorável, com uma estratégia comercial focada no segmento corporativo – o conceito Unimed Solução Empresa, lançado anos antes. A Cooperativa foi pioneira, em sua área de atuação, na abordagem a micro e pequenas empresas. O processo de vendas foi simplificado, tornando-se mais ágil, e o segmento passou a contar com condições especiais para a aquisição dos planos. A Unimed-BH adquiriu sucesso comercial com essa estratégia, devido ter adequado seus produtos à realidade do mercado. Sucesso desde os anos anteriores, em 2008, os planos coparticipativos Unipart e Unifácil tornaram-se ainda mais competitivos ao adotar o conceito Flex, que traduz diferentes combinações entre os valeres da mensalidade e da coparticipação, para atender melhor ao perfil de utilização de cada contratante.
AGE de criação da Previdência Unimed realizada no Palácio da Artes em fevereiro de 2008
Em 2008, no Palácio das Artes, ocorreu uma das assembleias mais marcantes da história da Cooperativa. Na oportunidade, foi criada a Previdência Unimed-BH, marco inaugural de uma política consistente de proteção social dos cooperados. Seu fundamento é destinar parte dos resultados da Cooperativa a uma poupança de longo prazo para amparar a aposentadoria dos médicos, alinhando assim o interesse individual à perenidade do projeto coletivo, com vínculos mais produtivos e duradouros entre os médicos e a Cooperativa. Os cooperados aprovaram as premissas para o benefício em dezembro de 2006, e o ano seguinte foi dedicado a viabilizá-lo. A criação da Previdência Unimed-BH foi premiada pelo Sistema Unimed e pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje).
2009
2009
1° Encontro de Prestadores
Em 2005, foi lançado o Programa de Qualificação de Prestadores de Serviços de Saúde da Unimed-BH. A Cooperativa elegeu a qualidade e a segurança assistencial, fatores criticas da satisfação dos clientes, como eixos de um projeto inovador, negociado com a Associação dos Hospitais de Minas Gerais. O programa assegurava apoio técnico e financeiro para a acreditação ou certificação de qualidade na rede hospitalar. A iniciativa, pioneira entre os grandes compradores de serviços de saúde no Brasil, contribuiu também para mudar o perfil da rede hospitalar de Belo Horizonte. Na foto, os serviços certificados em 2009.
2010
2011
2012
2013
2014
2015
2016
2017
2017
Presépio do Pipiripau
Um dos grandes patrimônios culturais e artísticos de Belo Horizonte, o Presépio do Pipiripau, foi reinaugurado em 26 de abril de 2017, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A restauração contou com o apoio do Instituto Unimed-BH. Construído ao longo de 82 anos (1906-1988), o presépio é composto por 45 cenas que narram o nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo. Com peças modeladas em argila, papel machê, conchas e outros materiais, o Pipiripau é uma das mais significativas expressões da arte popular de Belo Horizonte, sendo, em 1984, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A preservação de espaços e bens culturais de referência para os belo-horizontinos é uma das linhas de atuação do Programa de Responsabilidade Social Cooperativista da Unimed-BH.
Foto: Presépio do Pipiripau.
Novo hospital Unimed-BH Betim
A Unimed-BH anunciou, no dia 8 de fevereiro de 2017, o início da construção do novo Hospital. Unimed – Unidade Betim. Uma cerimônia no local das obras (Avenida Juiz Marco Túlio Isaac, 3.400, bairro Riacho das Areias) marcou esta etapa. O investimento de R$160 milhões na nova unidade segue a diretriz estratégica de prover assistência em redes regionais, estando próxima e disponível para os clientes, com prestação de serviços de alta qualidade. O novo hospital. terá 300 leitos e vai ampliar a oferta de assistência médica de qualidade oferecida na cidade. Serão disponibilizados 200 leitos, em uma primeira etapa, e outros 100, na segunda. Além de pronto-socorro, centro cirúrgico e obstétrico, unidades de internação e de Terapia Intensiva adulto, pediátrico e neonatal, será oferecida assistência em 27 especialidades e outros serviços agregados, além de salas multi-funcionais e heliponto. A unidade terá capacidade para até 900 atendimentos por dia em pronto-socorro (27 mil/mês).
Casa do Cooperado
A Casa do Cooperado é um espaço dedicado a acolher e atender às demandas de nossos médicos. Inaugurada em 09 de agosto de 2017, o local propicia que passado e presente se fundam e inspirem a busca por um futuro cada vez mais promissor para a nossa Unimed. Com mais de 90 anos, o casarão da Rua Inconfidentes é um dos endereços que ainda carregam a história da capital mineira. Com quase 600 m2 e tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade, o casarão possui estilo eclético, muito comum nas edificações do início do século XX. Com a reforma realizada pela Unimed-BH, o local manteve suas características históricas como a fachada, mas se modernizou para receber a estrutura que compõe hoje a Casa do Cooperado: a Gestão de Relacionamento com o Cooperado (GRCO); o Espaço Memória, que conta com a Galeria de Troféus e recursos interativos para apresentar a história da Unimed-BH; além do Espaço Fundadores; e da agência Credicom Inconfidentes.
2018
Novo Centro de Promoção da Saúde – Unidade Barreiro
No dia 2 de abril houve o início das operações do novo CPS – Unidade Barreiro. Após pouco mais de 10 meses de obras, a Unidade, que conta com 33 consultórios de diversas especialidades, incluindo a clínica Unimed Pleno, chegou para oferecer uma estrutura mais moderna e ampla para cooperados e clientes da região. O evento de entrega do novo CPS, realizado no dia 23 de março. A antiga unidade foi desativada assim que a nova entrou em funcionamento. O novo endereço do Centro de Promoção da Saúde é Avenida Olinto Meireles, 380. Com o empreendimento, a Cooperativa pretende movimentar a economia, além de promover mais oportunidades de atendimento em saúde aos clientes do entorno e proporcionar espaços de trabalho mais adequados aos médicos cooperados.
2019
Novo Hospital Unimed – Unidade Betim
Com foco na melhoria da qualidade assistencial, a Unimed-BH inaugurou, no dia 10 de abril de 2019, o Hospital Unimed – Unidade Betim. Quinto da rede própria da Unimed-BH, o novo hospital contou com investimentos de R$250 milhões em recursos próprios. Localizado no bairro Riacho das Areias, a operação da unidade teve início em 14 de abril. O hospital conta com alas de internação clínica e cirúrgicas, lactário, centro de imagem, laboratório, áreas administrativa e de apoio, UTI’s adulto, pediátrico e neonatal, centros cirúrgico e obstétrico – incluindo os quartos de pré-parto, parto e puerpério imediato (PPPs) – endoscopia e hemodinâmica, além de atendimento em 27 especialidades médicas e consultas em pronto-socorro com capacidade para 900 atendimentos por dia e 27 mil por mês.
Festival Desperta
Entre os dias 31/05 e 01/06/2019 a Unimed-BH realizou pela primeira vez o Festival Desperta. Quem passou pelas praças da Assembleia, JK, Floriano Peixoto e Milton Campos, em Betim, levou histórias na bagagem. Com uma temática que buscava colocar o corpo em movimento, cuidar da mente e renovar a alma, o Festival Desperta da Unimed-BH proporcionou experiências de saúde, conhecimento, arte e cultura. Foram 84 atrações, sendo 48 atividades esportivas e 36 culturais. No total, cerca de 25 mil pessoas participaram diretamente do evento.
2020
Assembleia Geral Ordinária digital
Em 13 de julho 2020, pela primeira vez em sua história, a Unimed-BH realizou uma Assembleia Geral Ordinária de cooperados de maneira totalmente digital. Diante dos impactos da pandemia de Covid-19, o maior evento da nossa Cooperativa e que representa a principal instância de governança precisava ser repensado. Era necessário rever o seu formato, sem deixar de cumprir as premissas da Lei 5.764, a Lei Geral do Cooperativismo. A Diretoria definiu que a Assembleia seria digital, para que cada cooperado pudesse acompanhar pela tela do seu dispositivo eletrônico. Os cooperados puderam participar ao vivo e votar por meio da plataforma desenvolvida. O evento em formato on-line obteve recorde de participação, com mais de 5 mil médicos conectados.
Central da Consulta On-Line
Em 18 de março de 2020 a Unimed-BH lançou a Consulta On-Line e o telemonitoramento para os clientes com casos suspeitos de COVID-19. Antes de se deslocar para uma unidade de saúde, o cliente passou a ter a oportunidade de consultar sem sair de casa.
A iniciativa inovadora rendeu também uma parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte para o compartilhamento do sistema para atendimentos aos usuários do SUS.
O uso da ferramenta foi ampliado para a realização de consultas eletivas pelos cooperados durante a pandemia. Em outubro, o serviço alcançou o índice de 100 mil atendimentos.
2021
2021
Vacinação contra a COVID-19 nas Unidades Próprias
O dia 20 de janeiro de 2021 foi um dia marcante na história de 50 anos da Unimed-BH. Nessa data chegavam aos hospitais da Cooperativa, fornecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, as primeiras doses da vacina contra a COVID-19, destinadas aos profissionais da linha de frente. As duas primeiras unidades a receber as doses foram o Hospital Unimed – Unidade Contorno (HU) e o Hospital Infantil São Camilo Unimed. Todo o processo de vacinação na Cooperativa seguiu as orientações do Ministério da Saúde e as diretrizes da prefeitura de cada município de sua área de atuação. O primeiro imunizado da Unimed-BH foi o médico cooperado Lucas Viegas Martins, coordenador da Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Unimed – Unidade Contorno. Luiz Eduardo Parreiras Tálamo, intensivista da UTI Pediátrica, também foi vacinado na mesma data e inaugurou a vacinação no Hospital Infantil São Camilo Unimed.
Lançamento do plano Bem Digital
A Unimed-BH reforçou a sua estratégia com um novo produto – o Bem Digital. O plano oferece consultas on-line 24 horas sem cobrança de coparticipação, com acesso a uma rede assistencial sob medida, além de um preço bem acessível. O cliente tem todo o controle do seu plano e da sua saúde sempre ao alcance das mãos. É simples assim: por meio do aplicativo Bem Digital, o médico está a apenas uma ligação de distância e o cliente faz suas consultas, acompanhamentos e gestão do plano de onde estiver. Tudo com a qualidade e confiabilidade da Unimed-BH.
Lançamento do Pronto Atendimento On-line
Lançado o Pronto Atendimento On-line, serviço da Unimed-BH que possibilita atendimento para pequenas urgências. A iniciativa chegou em um momento importante do enfrentamento à pandemia da COVID-19, proporcionando agilidade e segurança aos clientes. Trata-se de uma opção para pequenas urgências de clínica médica, pediatria e médico da família em casos que apresentam sintomas como diarreia, vômito, náuseas, manchas na pele, dor no corpo e dor abdominal, entre outros males.
2022
2022
Unimed-BH alcança 1,5 milhão de clientes
Em 2022, a excelência dos serviços, a qualidade da estrutura e a atuação focada no acolhimento das pessoas e no cuidado com a saúde foram celebradas com um marco histórico: 1,5 milhão de clientes na carteira da Unimed-BH. Trata-se de uma conquista, fruto do trabalho duro dos cooperados e de todas as equipes e do compromisso com a qualidade da assistência prestada. Meio milhão de pessoas confiam no nosso jeito de cuidar, dia a dia. E essa confiança está comprovada em números.
2023
2023
Comitê de Sustentabilidade
O Comitê de Sustentabilidade e Reputação da Unimed-BH, formado por profissionais de diversas áreas do conhecimento, avança na missão de desenvolver estratégias para que a Unimed-BH siga evoluindo como uma referência em ESG (Environmental, Social and Governance). O Comitê é responsável por acompanhar o projeto de diagnóstico das iniciativas ESG da Cooperativa. Foi desenvolvido um plano de ação visando à ampliação das contribuições da instituição para as gerações futuras, por meio da redução dos impactos negativos gerados pelo negócio e geração de externalidades positivas. O planejamento conta com atividades que serão realizadas em curto, médio e longo prazo. As iniciativas foram distribuídas para realização pelos próximos três anos, conforme prioridade.
Pedra Fundamental Contagem
O dia 26 de abril marcou o lançamento do início das obras do Hospital Unimed – Unidade Contagem. O evento da Pedra Fundamental foi realizado no local de início da construção e contou com a presença da Diretoria, da prefeita de Contagem Marília Campos, da Comissão de Obras, além de médicos cooperados, colaboradores, clientes, imprensa, parceiros e diversas autoridades. A unidade tem projeto para possuir nove andares, com capacidade para 300 leitos – sendo 240 de internação e 30 de UTI, 12 salas de cirurgia, um centro de imagem e laboratório de análises clínicas, além de manter o pronto-atendimento adulto e pediátrico 24 horas. Previsão de investimentos de cerca de R$ 350 milhões com recursos próprios da Cooperativa.